• Confiança Consórcio

O que é Pix?

Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. O meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro. O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.

Além de aumentar a velocidade em que pagamentos ou transferências são feitos e recebidos, o Pix tem o potencial de:

  • alavancar a competitividade e a eficiência do mercado;

  • baixar o custo, aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos clientes;

  • incentivar a eletronização do mercado de pagamentos de varejo;

  • promover a inclusão financeira; e

  • preencher uma série de lacunas existentes na cesta de instrumentos de pagamentos disponíveis atualmente à população.




Diferença entre Pix e outros meios de transferência e de pagamento


O Pix foi criado para ser um meio de pagamento bastante amplo. Qualquer pagamento ou transferência que hoje é feito usando diferentes meios (TED, cartão, boleto etc.), poderá ser feito com o Pix, simplesmente com o uso do aparelho celular.


As transferências tradicionais no Brasil são entre contas da mesma instituição (transferência simples) ou entre contas de instituições diferentes (TED e DOC). O Pix é mais uma opção disponível à população que convive com os tipos tradicionais. A diferença é que, com o Pix, não é necessário saber onde a outra pessoa tem conta. Você realiza a transferência a partir, por exemplo, de um telefone na sua lista de contatos, usando a Chave Pix. Outra diferença é que o Pix não tem limite de horário, nem de dia da semana e os recursos são disponibilizados ao recebedor em poucos segundos. O Pix funciona 24 horas, 7 dias por semana, entre quaisquer bancos, de banco para fintech, de fintech para instituição de pagamento, entre outros.


As transações de pagamento por meio de boleto exigem a leitura de código de barras, enquanto o Pix pode fazer a leitura de um QR Code. A diferença é que, no Pix a liquidação é em tempo real, o pagador e o recebedor são notificados a respeito da conclusão da transação e o pagamento pode ser feito em qualquer dia e horário.

As transações de pagamento utilizando cartão de débito exigem uso de maquininhas ou instrumento similar. Com Pix, as transações podem ser iniciadas por meio do telefone celular, sem a necessidade de qualquer outro instrumento. 


O Pix tende a ter um custo de aceitação menor por sua estrutura ter menos intermediários.

Mais detalhes sobre a diferenciação entre o Pix e os demais meios de transferência e de pagamento podem ser visualizadas na FAQ do Pix.


Benefícios do Pix


Com quem é possível fazer um Pix


O Pix pode ser utilizado para transferências e pagamentos:

  • entre pessoas (transações P2P, person to person);

  • entre pessoas e estabelecimentos comerciais, incluindo comércio eletrônico (transações P2B, person to business);

  • entre estabelecimentos, como pagamentos de fornecedores, por exemplo (transações B2B, business to business);

  • para transferências envolvendo entes governamentais, como pagamentos de taxas e impostos (transações P2G e B2G, person to government e business to government).

Limite de valor nas transações


Não há limite mínimo para pagamentos ou transferências via Pix. Isso quer dizer que você pode fazer transações a partir de R$ 0,01. Em geral, também não há limite máximo de valores. Entretanto, as instituições que ofertam o Pix poderão estabelecer limites máximos de valor baseados em critérios de mitigação de riscos de fraude e de critérios de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.



Fonte: Banco Central do Brasil

Venha nos visitar!

ENTRE EM CONTATO CONOSCO!

Tel:   (44) 3047-9004    l Tim: (44) 9.9705-4410

Tim: (44) 9.9996-0824 l       : (44) 9.9162-8686

 

          

Av. João Paulino Vieira Filho, 672, Sala 06, Sobreloja, Ed. New Center Empresarial - Centro - Maringá - PR, CEP 87020-015 

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey YouTube Icon

Confiança Consórcio © 2020. Todos os direitos reservados.